quem somos

O Instituto Alarme, originalmente denominado Consórcio Intermunicipal da Alta Araraquarense para Assistência aos Menores, foi fundado em 1º de Setembro de 1951. Mantido com recursos de prefeituras da região de São José do Rio Preto, interior de SP, a entidade abrigava em regime de internato crianças e adolescentes do sexo masculino, consideradas em situação de risco, cujas famílias eram ausentes ou incapazes de prover ao menor suas necessidades básicas.

Em 1992, o Consórcio foi transformado em Associação Lar de Menores – ALARME, Entidade Civil Beneficente. Mantida com recursos próprios, da comunidade e da parceria com órgãos públicos. Passou a acolher os menores, incluindo o público feminino, em regime de semiabrigo. Em 1999, deu-se a criação da Escola Fundamental Alarme, com funcionamento em período inverso ao trabalho de Assistência Social Básica, com o Serviço de Fortalecimento de Vínculos por meio de oficinas esportivas, musicais e de habilidades. Em 2005, foi criado o Colégio Alarme de Ensino Fundamental e Médio.

Em 2017, a Associação Lar de Menores – ALARME revitaliza sua identidade, passando a ser denominado Instituto Alarme, mantenedor das organizações Centro de Ensino Fundamental e Médio Helaine Munia, Centro Esportivo Sonhar e Vencer, Centro de Fomento à Cultura, Lazer e às Artes Por Um Amanhã Feliz e Centro de Preservação Patrimonial Cândido Brasil Estrela. Com suas respectivas finalidades estatutárias de: Serviços Sociais, Educação, Esporte, Cultura e Patrimônio.

Atualmente, a Instituição realiza mais de 300 atendimentos mensais de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em escola de ensino fundamental e contraturno escolar com oficinas, assistência odontológica, psicológica, social, alimentação, material escolar e transporte. Dando prioridade às familias com renda familiar de até três salários mínimos e situações de vulnerabilidade social.

 

Missão

Despertar a sobrevivência, convivência, evolução social e humana para quem dá e quem recebe.

 

 

Visão

2020: Garantir a qualidade do atendimento por meio do profissionalismo, planejamento e capacitação

2030: Auxiliar no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU.

 

Valores

Humanização - Humanização das relações promovendo a equidade, empatia e respeito.

Ética e Transparência - Promoção da ética e transparência, gerando confiança dos colaboradores, doadores e apoiadores.

Excelência - Capacitação e desenvolvimento visando a excelência organizacional.

Orgulho - Reconhecimento do impacto gerado na sociedade, proporcionando orgulho profissional.

Gratidão - Gratidão ao ato de doar e valorização das doações conscientes e respeitosas.

Conscientização e Sustentabilidade - Conscientização ambiental e sustentabilidade nas ações praticadas, valorizando e preservando o patrimônio, a cidade e o mundo.